sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Alterações comportamentais sofridas pela Panthera onca em cativeiro

Bem, postarei agora a minha produção científica, feita por mim e mais dois colegas da faculdade :)



Panthera Onca mais conhecida como Onça Pintada o maior felino do continente americano esta ameaçada de extinção, muitos desses animais vivem em cativeiro ou recintos que visam à proteção a preservação da espécie, mas a um grande problema, em recintos ou cativeiro elas se produzem, mas não o seu habitat natural, e com isso acaba provocando alterações nos hábitos alimentares, comportamento, doenças e ate na aparência do animal.
            O tema Comportamento da Onça Pintada em Cativeiro foi escolhido justamente pela curiosidade de saber os hábitos do felino em cativeiro, as desvantagens de preservar a espécie em cativeiro e não em seu habitat natural.
Para saber quais alterações sofrem uma onça, temos que primeiro saber quais são suas características in natura, seus hábitos alimentares e estrutura física.
Classificação Cientifica
Reino: Animalia 
Filo
: Chordata 
Classe: 
Mammalia 
Ordem: 
Carnivora Família: Felidae 
Gênero: 
Panthera 
Espécie: 
Panthera onca
A onça pintada é uma espécie carnívora e alimentam-se, principalmente, de capivaras, serpentes, coelhos, veados, antas e outros mamíferos de pequeno porte. Come também peixes que ela mesma captura em rios, pois possui a capacidade de nadar
Esta espécie mamífera habita uma vasta região que vai do sul dos Estados Unidos até Argentina Está presente em grande quantidade nas matas e florestas tropicais do Brasil.
Possui mandíbulas muito fortes e, por isso, atacam suas vítimas mordendo na região do crânio
A expectativa de vida desta espécie (vivendo de forma selvagem) é de 12 anos aproximadamente.
As onças são animais crepusculares, ou seja, se encontram na ativa mais ao fim do dia inicio de noite, e embora cacem a qualquer hora do dia, elas preferem caçar a noite.

 
Resultados
·         As primeiras alterações que percebemos são nos hábitos alimentares, já que na natureza as variações de presas das onças variam desde pequenos roedores até capivara, enquanto no zoô ela recebe carne de vaca. Na natureza ela caça e não é todo dia dependendo da situação a onça chega a ficar dias sem comer. No caso especifico de Brasília as onças são alimentadas três vezes por semana, em média de 6 a 12 kg. Não se pode dizer ao certo, se o fato dela comer carne bovina, ajuda atrapalha ou não altera em nada a saúde e comportamento do animal.
·         As onças estão acima do peso, afinal, elas recebem comida e o espaço para se exercitar é pequeno, elas acabam não eliminando a gordura extra. Claramente nota que há uma diferença entre o porte físico de uma onça que vive solta e as do cativeiro, na natureza elas apresentam pernas definidas,  já no zoológico, por elas terem um espaço curto para se movimentarem, e não terem necessidade de correrem atrás de suas presas, elas acabam tendo um corpo fora de forma, com notáveis excessos de pele que demonstram excesso de gordura.
·         Estudo comparativo feito por estudantes veterinários de São Paulo sobre prevalência de doença periodontal (é uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes.) em Panthera onca mantida em cativeiro e em indivíduos de natureza, mostra que animais em cativeiro possuem várias doenças periodontal e testes feitos com animais em seu habitat, não possuem nenhum comprometimento clinico na cavidade oral.





Conclusões

            Com base nos resultados óbitos concluímos que os cativeiros hoje alteram e muito o modo de vida das onças, as alterações que elas sofrem são muito significativas, alterações nos cativeiros e no modo como são tratadas as onças se fazem necessárias para diminuir esse impacto.
            E todas as alterações encontradas por essa pesquisa, estão interligadas, a alimentação somada ao recinto onde vivem se somam. No caso da doença Periodontal se deve a uma falta de calcificação do dente, essa falta se deve ao fato de a onça não ter ossos para roer, nem a necessidade de presas afiadas para caçar, então ela, que na natureza às vezes come pedra ou raspa seu dente em troncos de árvores para calcificar e fortalecer os dentes, em recinto não tem necessidade de fazê-lo.
            Os excessos de alimentação somados ao tamanho e obstáculos do recinto fazem com que os músculos dela sejam atrofiados, fazendo com que este animal perca muito de sua força.
            Podemos dizer que um filhote que nasça em cativeiro e ali viva até certo período de sua vida, fica incapaz de ser solto na natureza, pois além de não saber caçar, tem uma força menor.
            Afirmamos que estudos posteriores devem ser feitos para a criação de novos recintos, com maior área e que proporcione a onça uma maior opção de atividade física, além de mudar alimentação.


Autores: Leal Júnior, Leonardo Barbosa
              da Cunha, Marcos João
             Martins, Luciano Nonato de Castro
 

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Lei da Homofobia, a favor ou contra?

Um dos temas que vem causando grande discussão na sociedade brasileira nos últimos meses é a chamada lei da homofobia. Lei esta que regulariza o casamento homossexual, mas não só isso, diz que é crime qualquer ofensa ou atitude preconceituosa praticada contra os homossexuais . 
O debate é grande, a oposição a lei vem de vários setores da sociedade, principalmente do setor Cristão.
EU não quero aqui entrar no mérito de debater o homossexualismo em si, pois apesar de minha crença religiosa dizer que é pecado, cada um tem o direito de ser o que quiser ser, como garante a constituição federal. 
Mas a mesma constituição garante também a liberdade de culto religioso, 

art 5º
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

Segundo a lei em questão,  qualquer pessoa que for pega propagando a Bíblia como nos seguintes textos: 


Levítico 18. 22   "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação."

ou então  Romanos 1 26-28  " Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza;
   semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.  E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes."


Qualquer um que for pego pregando sobre esses textos segundo a nova lei, pode acabar sendo preso, isso é uma violação ao inciso VI do artigo 5º da constiuição como já citei aqui.
Por isso, não venho aqui fazer campanha contra ou a favor dos homossexuais, e sim, fazer um apelo que se muda a tal lei que está prestes a ser aprovada, pois ela viola a liberdade de consciência e crença religiosa.


  
ass:   Ł€ØҳiŋЋØ βiØŁØҜØ   

domingo, 3 de outubro de 2010

DF - vergonha ou orgulho?

A história da política do DF sempre foi marcada por escândalos políticos, principalmente nos últimos meses, quando o então governador Arruda ficou mais de mês preso, acusado de corrupção e recebimento de propina, e outros crimes. O número de políticos envolvidos no escândalo deflagrado pela operação 'Caixa de pandora' é enorme, além de pessoas do alto escalão do governo.
  A esperança era que nas eleições a honra do DF fosse restaurada, mas não era o que dava a entender. O ex-governador do DF Joaquim Roriz, alvo central de vários escândalos, estava protagonizando uma cena lamentável.
Impugnado pelo TRE-DF enquadrado na lei da Ficha Limpa, Roriz insistiu em sua campanha porque a lei lhe garantia isso, e mesmo sendo mantida  a impugnação pelo TSE, ele recorreu ao STF, que em uma das maiores pizzas da história, amarelou votando empate, nem a favor nem contra.
Quando se acreditava que não poderia ficar pior, Roriz então desiste de sua candidatura e lança a de sua esposa Weslian Roriz, faltando 1 semana para as eleições. Dona Weslian vai a 2 debates, e demonstra uma falta de experiência, comento garfes atrás de garfes, envergonhando aos moradores do DF.
Acreditava-se que depois disso tudo, as eleições no DF fossem tomar um rumo, indicando uma mudança, mas, o segundo turno vem aí, e não só vem aí, mas com dona Weslian Roriz concorrendo, envergonhando todo um estado.
Esses motivos são suficientes para que o eleitor com um pouco de consciência no DF sentisse vergonha de ter votado aqui, mas, há algo nessas eleições que podem nos dar, eleitor candango um pouco de orgulho.
O DF foi o único estado onde Marina Silva, candidata a presidência pelo PV, ficou a frente de seus concorrentes.

Agora é aguentar mais 1 mês de propagandas e debates, tanto para governador quanto para presidente.
Agora é pensar e votar no melhor, ou no menos ruim
Agnelo (PT) ou w. Roriz (PSC)?
Dilma (PT) ou Serra? (PSDB)



ass:   Ł€ØҳiŋЋØ βiØŁØҜØ   

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Eleições

       Pois bem, como não poderia deixar de ser, a primeira postagem pra valer nesse blog é sobre eleições. Afinal estamos às vésperas do 1º turno na corrida 2010. No domingo elegeremos deputados estaduais (no caso aqui do DF distritais), federais, senadores; e em alguns casos governadores serão eleitos já em 1º turno. Aqui no DF e para presidente há uma incógnita enquanto isso, as pesquisas indicam que a corrida acaba agora no dia 03, mas o grande números de eleitores indecisos e de votos nulos nas pesquisas deixam em aberto, difícil apontar o resultado. Embora o que se saiba é para governador do DF Agnelo Queirós (PT) está bem encaminhado, a disputa para um possível segundo turno está entre Weslian Roriz (PSC), e Toninho (PSol). Na corrida presidencial Dilma (PT) está contando com a vitória em 1º turno, mas José Serra (PSBD) ainda não jogou a toalha. Não podemos nos esquecer de Marina Silva (PV) que vem crescendo nas pesquisas.
       Eu não quero aqui dizer em quem você deva votar, nem fazer campanha para ninguém, aliás, faço campanha sim mas para a verdade. Muitos boatos vem surgindo na reta final acusando determinados candidatos de terem dito isso ou aquilo. Não se deixem enganar, o disse me disse não é fonte confiável, peça provas antes de acusar.
      Outro problema vem sendo que o segmento cristão vem usando sua influência para fazer 'lobby' para determinados candidatos, quando na verdade deveriam é expor a verdade e auxiliar o eleitor em sua escolha.
     Cada um vote naquele que achar ser melhor, e o faça analisando propostas com fatos concretos, nunca deixando a especulação tirar ou dar seu voto àquele ou a este candidato.
Finalizando, pense bem e vote consciente.
        AH, e só lembrando a você eleitor revoltado que vai anular seu voto. Anulando ele você está ajudando o candidato que está na frente das pesquisas. Pense nisso.

Ass:   Ł€ØҳiŋЋØ βiØŁØҜØ  
Blog ainda em fase de testes....




mas em breve aqui postagens comentando política, esporte, religião, ciências, economia ou qualquer outra coisas que me dê vontade de falar.


ass:  Ł€ØҳiŋЋØ βiØŁØҜØ