terça-feira, 2 de agosto de 2011

A busca pela felicidade





Bem, quem assistiu ao episódio do seriado norte-americano Eu a patroa e as crianças ( My wife and kids) onde o personagem Junior diz que a mensagem por trás do desenho do Coyote e do Papa-léguas é a busca pela felicidade, sabe que ele pensa isso porque se o Coyote comer a ave ele ficará feliz.

O que não deixa de ser verdade, mas o fato interessante é que realmente a mensagem por trás deste clássico desenho é realmente a busca pela felicidade.

O desenho retrata um Coyote que passa a vida correndo atrás de uma ave (a Geococcyx californianus), tudo para conseguir devora - lá e saciar sua fome. Mas o Coyote sempre tem seus planos frustrados, seja pela esperteza da ave ou pelo azar do canino. Afinal, seus ‘geniosos’ planos sempre acabam dando errado, muitas das vezes por coisas anormais e que dão a graça ao desenho. Quem nunca riu dele armando a atirando a cata-puta e a pedra gigante indo na direção contrária e caindo em cima dele. Quem nunca curtiu quando ele despencava do alto da montanha e ficava caindo e soava só aquele assobio clássico até ouvir o “POF”. Quem nunca se amarrou nas placas que ele mostrava antes de cair.

Quando pequenos riamos, crescidos sempre comentamos “mas que coyote burro, porque ao invés de gastar dinheiro e tempo com seus planos maquiavélicos para pegar aquela ave, não compra comida...” pois bem, o fato é que nós humanos fazemos a mesma coisa.

Corremos atrás de nossos sonhos, e não medimos esforços, fazemos de tudo, e deixamos de lado ou nem chegamos a perceber, oportunidades que aparecem. Gastamos tempo e dinheiro atrás dos sonhos, e muitas vezes com o foco voltado apenas para aquele alvo, não vemos a vida passar por nós. Não estou aqui falando para desistirmos de nossos sonhos, não é isso. Até porque eu mesmo tenho os meus, e corro atrás deles. Este texto tem apenas como objetivo tentar abrir a minha e sua mente caro leitor, para que possamos nos abrir as possibilidades que desperdiçamos correndo atrás de nosso alvos.